Marketing Promocional. Minha empresa precisa?

Por Manuela Sacramento

O mercado está cada vez mais competitivo. A economia ainda está se recuperando e o setor que mais perdeu com a crise no país foi o comércio, com grande queda até 2016. De 2017 em diante, segundo o IBGE o movimento é de recuperação, mas ainda muito tímido configurando 4,0% em 2017.

Nesse cenário, quanto mais ferramentas as empresas utilizarem para chamar atenção do seu público-alvo e futuros consumidores, maior a probabilidade de conversão em vendas.

Mas afinal, o que é e para que serve o marketing promocional?

Marketing promocional é uma das ações que possuem mais retorno de visibilidade e aumento de compras, e nada mais é do que estratégias utilizadas para promover uma marca, produto ou serviço e assim, construir a fidelização de clientes por meio de ações interativas que resultam em vendas.

As estratégias mais usadas em marketing promocional são as ações de:

  • Apresentação e distribuição de produtos com brindes e amostras grátis;
  • Ofertas por meio de liquidações, cupons de descontos e promoções variadas;
  • Distribuição de mídia impressa em locais estratégicos;
  • Ativações em PDV, que são Incentivos no ponto de venda como programas de pontos, troca de brindes, promoções compre e ganhe, degustação, dentre outros.

Todas as ações tem como objetivo principal o impacto direto na decisão de compra do consumidor, seja no momento em que estiver em contato com o produto ou serviço no PDV, ou em outros momentos da sua vida cotidiana.

Cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda, ou seja, o visitante do estabelecimento entra, encontra algo que chama a sua atenção e assim, ele decide adquirir o produto.

Para realizar essas atividades, é comum utilizar-se de panfletagens, promotores de vendas e outras ações que chamam a atenção no pdv ou em outros ambientes onde o público alvo em questão está presente.

Um desdobramento do marketing promocional é a utilização de outras ações além das tradicionais, visando uma maior experiência desse consumidor. Essa nova forma de comunicação é chamada de live marketing. Por conceito, o live marketing, também chamado de marketing de experiência, é a atividade de comunicação na qual se incluem ações que proporcionam experiência de marca e interação com o público. De acordo com a definição da Ampro (Associação de Marketing Promocional), é o guarda-chuva que abrange todas as ações, eventos e campanhas que acontecem ao vivo na relação do shopper com marca, produto ou serviço.

Achou complicado? É simples: se enquanto uma ação de marketing promocional em um PDV vai ofertar um cupom de desconto com o sorteio de um carro se você comprar um sapato, no live marketing seria uma ótima opção instalar uma cabine de experimentação para o calçado ou ainda lançar uma campanha no Instagram incluindo uma foto com a marca ou uma #hashtag exclusiva.

Não há modelo certo ou errado, pelo contrário, o ideal é trabalhar um plano de ação que seja completo e que utilize dessas e de outras ações que irão chamar a atenção, impactar e trazer resultados a curto e médio prazo.

A Encom é uma empresa especializada em marketing integrado que trabalha com profissionais experientes e habilitados para traçar estratégias com foco em conversão de vendas, além de oferecer estrutura completa em RH e logística promocional.

Conheça nosso portfólio de ações!

Deixe uma resposta

Fechar Menu