Marketing de conteúdo pode atrair mais clientes para o seu negócio?

 
Por Luciana Gomes
No marketing digital costumamos dizer que conteúdo é rei. Um bom conteúdo é capaz de ajudar sua empresa a aparecer nos mecanismos de busca, melhorar o seo do seu site, e ainda promover a sua marca, pois nada melhor do que ser visto como autoridade no seu nicho de mercado. A internet hoje se tornou um canal de comunicação importantíssimo, tão visto quanto a mídia eletrônica (TV) por exemplo. Se analisarmos as emissoras de tv, o objetivo de todas  é aumentar audiência através de entretenimento, ou seja, oferecendo conteúdo para aquele perfil de público que pretende atrair. É um ciclo, você cria conteúdo e atrai determinado público, esse público consome o conteúdo, mas esse mesmo público consome também os produtos e serviços promovidos através daquele canal. É uma troca sustentável e se bem organizada, gera audiência, autoridade e novos negócios.
Certo, gostei! Posso começar a rabiscar meu conteúdo então? Cuidado. Uma boa estratégia de conteúdo não é tão simples. Muitas empresas produzem conteúdo incessantemente, sem um passo a passo pensado ou direção definida, nem estratégia.
 A produção de conteúdo sem direção ou estratégia definidas resulta em esforço e tempo desperdiçados.
 Quais as consequências disso? Esforço e tempo desperdiçados em um conteúdo que não interessa a ninguém. Nesse caso, a empresa estará deixando de aproveitar seus valiosos recursos (clientes dispostos a te ouvir, um canal direto de relacionamento, tempo) da melhor forma. Além é claro, de não atrair clientes com perfil de consumir o que você oferece. Muitos negócios não tem resultados através da internet e não entendem o porquê.
É recomendado que a produção de conteúdo seja definida a partir da identificação do seu público alvo, que nós chamamos Personas e, principalmente, dentro de uma Jornada de Compra e funil. É preciso definir perfis, e a partir deles definir respostas para perguntas como: “quem é a minha persona?”, “que problema da persona esse conteúdo resolve?” e “qual produto/serviço da minha empresa que pode resolver o problema dessa persona?”.
 Sua empresa pode, a partir daí, produzir muito conteúdo para seus clientes de forma direcionada, buscando sempre responder às questões acima e conversar com o cliente no real momento de compra em que ele se encontra: Mostrando para ele que existe um problema; Levando para ele soluções que ele deseja e muitas vezes nem sabia que desejava, ajudando-o a resolver; Informando, entretendo sempre tendo os temas estrategicamente traçados. Objetivo? Atrair mais clientes de forma relevante.
A constância também é importante para obter resultados reais. Estude o seu mercado, trace um cronograma de conteúdo, produza e ofereça ao seu público em períodos regulares, logo você irá ganhar relevância e autoridade, e os resultados, neste caso atrair mais clientes, será apenas uma questão de tempo.
Esse pequeno artigo tem como objetivo mostrar para você a importância de um conteúdo estrategicamente planejado, tendo como foco a captação de clientes. A partir da adoção de simples estratégias, você poderá comprovar, na prática, o quanto a internet pode ser uma grande fábrica de leads e como é possível atrair mais clientes para o seu negócio através desta mídia.
 Mas, se ficou com dúvidas ou gostaria de mais dicas sobre como usar as estratégias digitais para atrair clientes, entre em contato conosco! Em 05 minutos de bate papo faremos um diagnóstico gratuito com dicas valiosas para o seu negócio!
 Clique aqui para falar conosco!

Deixe uma resposta

Fechar Menu