Por que Terceirizar?

Outsourcing2.jpg

O mundo vem mudando, e o cenário empresarial principalmente. Adaptação, inovação e dinamismo são palavras-chave para que uma empresa sobreviva e prospere. A gestão participativa é fundamental, e nunca se falou tanto no velho ditado um por todos e todos por um. Nesse modelo, no qual percebemos a presença de todos os setores e departamentos necessários para o funcionamento da empresa – da limpeza à equipe de TI – normalmente os recursos são alocados de forma ineficiente, e isso gera impacto não só na produtividade, como também no equilíbrio financeiro da organização.

O que fazer diante desse novo cenário? Para se adaptar ao mercado, muitas empresas têm adotado uma série de estratégias muito eficientes, que podem ser facilmente adaptadas pelo pequeno, médio e grande empreendedor. Quanto ao organograma da empresa, as organizações têm adotado a estrutura em rede, apostando em parcerias ou na terceirização.

Com isso, garantem o dinamismo, uma vez que podem facilmente se desvincular de um tipo de serviço para adotar o outro; a produtividade, já que podem focar na atividade-fim do negócio; e o equilíbrio financeiro, por cortarem uma série de despesas trabalhistas e com a infraestrutura interna, por exemplo.

É claro que nem todo serviço realizado ou produto fabricado por uma empresa pode ser terceirizado e, dependendo do tipo de organização, possuir uma série de departamentos internos é uma estratégia que, embora seja mais custosa, pode apresentar uma série de benefícios. Isso porque, em determinados negócios, o controle sobre esse tipo de atividade é fundamental, principalmente por motivos estratégicos, como o controle de informações sigilosas, por exemplo.

Empresas com grandes estruturas internas possuem mais dificuldades para se adaptar ao mercado. Isso porque, em vez de procurar a ajuda de prestadores de serviço especializados no assunto, precisam o tempo inteiro investir em treinamento, na capacitação e na especialização de atividades avulsas, o que nem sempre acontece. Além disso, desmontar uma estrutura interna, quando não mais necessária, é mais difícil do que cancelar um contrato e fechar com outra empresa.

A terceirização é uma opção cada vez mais frequente entre as empresas. Além de reduzir custos, esse tipo de estrutura possibilita, ainda, que as atividades-fim do negócio sejam melhor desempenhadas, já que o foco é totalmente direcionado. A seguir, confira algumas vantagens da terceirização.

Flexibilidade

A primeira vantagem da terceirização é o fato de que as empresas encontram uma maior facilidade para estruturar as suas necessidades e departamentos. Por exemplo, uma empresa que contrate uma empresa de marketing mais tradicional pode sentir a necessidade de apostar em marketing digital. Para isso, bastaria fechar com a nova empresa após o término do contrato, sem a necessidade de desmontar toda uma estrutura interna para isso.

Custos

A diferença de orçamento necessário para levantar um departamento interno e terceirizar muitas vezes é gritante pois neste caso você não precisa seguir as normas de convenções coletivas, etc.

A contratação de terceirizados garante um melhor equilíbrio econômico da empresa, além da otimização de recursos. Por exemplo: é notável a redução do passivo trabalhista da empresa, uma vez que nos valores pagos à terceirizada já estão considerados os custos com férias, encargos, rescisões etc. Somando todos os benefícios, podemos concluir, ainda, que a previsibilidade de custos é maior e isso contribui para o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa!

Especialização

Nenhuma empresa consegue ser especialista em tudo e, caso tente essa façanha, certamente enfrentará uma série de problemas para, no fim, não conseguir o objetivo almejado. Lembre-se de que a competitividade também afeta as empresas prestadoras de serviços, por isso, muitas delas estão desenvolvendo estratégias para oferecer os melhores serviços com os menores custos possíveis. Assim, é possível contar com serviços segmentados, destinados exclusivamente para o seu ramo de negócios.

A terceirização vem se mostrando como opção bastante vantajosa para alguns setores empresariais, a exemplo de TI, comercial e marketing. É importante analisar com cautela todos os custos, vantagens e desvantagens de ambos os modelos e assim optar pelo mais apropriado, objetivando sempre o aumento da produtividade e lucro do negócio, por isso, caso esteja pensando nessa possibilidade avalie com calma, pesquise e encontre um modelo que melhor se adeque a realidade e necessidade da sua empresa!

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e se precisar de qualquer apoio, estamos por aqui!

Luciana Gomes

Fonte: aster.com.br

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu