7 Dicas para o planejamento de uma campanha promocional bem sucedida

marketing_viral

Uma campanha publicitária cinge-se a uma série de mensagens de propaganda que compartilham uma única ideia e tema, que compõem uma comunicação integrada de marketing (integrated marketing communication) (IMC). Campanhas publicitárias aparecem em diferentes meios de comunicação, durante um determinado período de tempo.

A parte fundamental de uma campanha publicitária, é determinar um tema ‘campeão’, que defina o tom para a propaganda individual e outras formas de comunicação de marketing a serem usadas. O tema da campanha é a mensagem central que será comunicada nas atividades promocionais.

Ao planejar uma campanha promocional mantenha em mente que geralmente uma campanha consiste de três resultados, desejados:
1: Que a mensagem promocional chegue ao seu público-alvo.
2: Que a mensagem seja entendida pelo público.
3: Que a mensagem estimule os receptores a fim de tomarem ação.

1: Avaliar as oportunidades de comunicação de marketing.
É importante, analisar e compreender as necessidades do seu mercado alvo. A quem é dirigida a mensagem? Os usuários atuais, formadores de opinião entre os indivíduos, aqueles que tomam decisões, grupos, ou o público em geral?

2: Quais canais de comunicação utilizar na sua campanha promocional?
Na primeira etapa do planejamento deve definir os mercados, produtos e ambientes. Esta informação irá ajudá-lo a decidir quais os canais de comunicação mais benéficos. Pode usar os canais de comunicação pessoais, como, encontro cara a cara, contato telefónico, ou talvez uma apresentação de vendas, pessoal. Ou será que a comunicação não pessoal, tal como jornal, rádio, revista, e-mail, vão funcionar melhor?

3: Determinar os objetivos
Estes objetivos devem ser claramente indicados, mensuráveis e adequados à fase de desenvolvimento do mercado.

4: Determinar o mix de ações
Aqui terá que alocar recursos entre promoção de vendas, propaganda, publicidade e, a venda pessoal. Não economize em nenhuma destas áreas. Deve criar uma sensibilização entre os seus compradores para que a campanha promocional tenha sucesso.

5: Desenvolva a sua mensagem promocional
Aqui deve sentar-se com a sua equipe e concentrar-se no conteúdo, recurso, estrutura, formato e fonte da mensagem. Lembre-se que em campanhas de promoção o recurso e execução trabalham sempre em conjunto.

6: Desenvolver o orçamento de promoção
Esta é a parte mais emocionante. Deve agora determinar o orçamento total da promoção. Trata-se de determinar o custo por divisões de território e elementos do mix promocional. Tome algum tempo para fazer as atribuições e determinar a acessibilidade, percentagem das vendas e paridade competitiva.

7: Determinar a eficácia da campanha
Depois das comunicações de marketing serem atribuídas, o plano promocional deve ser definido, formalmente por escrito. Este documento deve incluir a análise da situação, prazos para a integração efetiva dos elementos promocionais com elementos do marketing mix. Também deve determinar como vai medir a eficácia, uma vez implementada. Como ‘mediu’ o desempenho em comparação com os objetivos planejados? Precisa recolher esta informação, perguntando ao seu ‘mercado-alvo’ se reconhecem ou se lembram de mensagens publicitárias específicas, ou se lembram, o que sentem em relação á mensagem, e se suas atitudes para com a empresa foi afetada pela mensagem.

Fonte: Gestãodeempresas.net

Deixe uma resposta

Fechar Menu