Por Luciana Gomes
Semana passada publiquei um artigo falando sobre o marketing e Michel Telo, ele que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia com sua música “ai se eu te pego”. Recebi e ainda recebo dezenas de comentários sobre o artigo, alguns favoráveis e a maioria deles desfavoráveis ao conceito Teló como sucesso de marketing e vendas. Ontem, o fantástico divulgou o clipe da versão em inglês “Oh, If I Catch You” do hit, o músico esteve na Europa e pelo visto prepara-se para ganhar também o solo americano.
Particularmente não sou fã de Teló ou de sua música, também não tenho nada contra, mas não posso deixar de observar esse “case” de sucesso de marketing e vendas. O fato em si não está na pessoa, mas no conceito que ele representa. O que ele nos ensina? Em vendas amigos, devemos ir aonde o cliente está, falar a sua língua é o que realmente funciona. Não importa se eu gosto ou odeio Michel Teló, sua música ou esse estilo sertanejo urbanizado, o que interessa mesmo é que ele virou tendência pois tem falado a língua do seu público, e tendência amigos, vende!
Profissionais de vendas e marketing não podem Jamais se dar ao luxo de fechar os olhos a um fenômeno como esse, independente de gostarem ou não. Trabalhar somente com estratégias, produtos e serviços que agradem ao seu paladar, ao seu gosto e ao seu ego, perdoem-me a expressão, mas é burrice! Em marketing e vendas é preciso desprender-se de preconceitos, onde só o que achamos bom é de fato bom, claro que existe o feeling e a ética profissional, mas respeitados certos limites, é preciso sim quebrar paradigmas, abrir a cabeça, pois o Brasil, o mundo, é grande demais e plural demais para termos a pretensão de pensar assim, se Teló é um sucesso, alguma coisa ele possui, não me refiro a talento musical simplesmente, ele tem uma marca, algo forte que o seu público se identificou e fez dele esse fenômeno, agora mundial. Isso não pode ser desprezado por nós profissionais da área e digo mais, devemos sim procurar aprender algo com isso.
Como disse o autor do primeiro artigo sobre Teló Edmar Bulla: “aproveite o bom momento da música para tirar algum proveito dela. Afinal de contas, lá no fundo, bem que você gostaria que sua marca ou o presidente da sua empresa estivessem estampando a capa da revista Época, não é verdade? A grande idéia está explícita no comportamento do seu consumidor, bem na frente do seu nariz e ela é mais simples do que você imaginava. Ai, se ela te pega!”
O pulo do gato em vendas pode estar bem debaixo do seu travesseiro!
Forte abraço e ótimas venda$!!
E para quem ainda não viu o clipe da música “Oh, If I Catch You” de Michel Teló, segue o link: http://youtu.be/dREEnX1U3fI
Edmar Bulla
16 jan 2012Fico feliz por ser citado e que meu artigo tenha servido de inspiração. Aproveito para compartilhá-lo aqui: http://www.proxxima.com.br/proxxima/negocios/noticia/2012/01/11/Artigo-As-licoes-de-marketing-de-Michel-Telo.html
Luciana Gomes
16 jan 2012Olá Edmar tudo bem? Grande prazer receber sua visita! Na semana passada compartilhei seu artigo na integra, com os devidos créditos é claro! Tive uma repercussão muito positiva! Segue o link do post: http://melhordevendas.wordpress.com/2012/01/04/o-marketing-e-michel-telo/
Abraços!!
Luciana
jose aparecido coutinho
18 jan 2012Um abraço, Luciana já estou aqui me manifestando seu Blog, O ¨Fenômeno Teló¨, está ai , não há como passar desapercebido. Também não sou sou fã de seu ¨estilo¨ e nem tão pouco de tal musíca. Más uma coisa tem de ser observada, enfatizando sua análise Profissional, temos que ver o lado ¨Marketing Pessoal¨, que para os Profissionais de Vendas e Marketing é ótimo. Temos de ter o ¨Olho Clinico¨ e ver o que o ¨Cliente¨, no caso aqui Publico, quer. Temos de senti-lo,ouvi-lo,ver seus seus desejos e colocar-se como ele. Eís aqui um Aprendizado, tanto em Vendas como em Marketing,usemos tal acontecimento para aprendermos e tiramos lições. As grandes Empresas lutam pela Fidelização e Conquista do Cliente, más para isso tem que tornarem o ¨Cliente¨,colocarem-se na ¨pele¨ deles para sentirem o eles ¨Querem e Sonham¨.Um estilo de musica,uma peça de roupa,uma marca de automovel, tudo é sonho,basta materializá-los. Parabéns mais uma vez pelo artigo e pelos outros também, sou assíduo leitor. Sucesso!
José Figueira
20 jan 2012Se o Cristiano Ronaldo quando marcou aquele golo em vez de ter dançado com o seu colega a musica de M. Teló tivesse tirado dos calções dois caramelos da marca “xpto” de que estariamos a falar agora? Goste-se ou não da música, eu gosto, o seu autor estaria hoje no patamar em que estava. O resto está a vir por acréscimo.
Cps
JFigueira
Luiz Antonio Alves
20 jan 2012Luciana acima de tudo vc tem um olhar clinico, gostei muito desta matéria.
Madalena Carvalho
22 jan 2012Luciana,
Excelente artigo! Suas observações são válidas para todos, inclusive, nós que somos consultores e palestrantes!
Parabéns!
Madalena Carvalho
Luciana Gomes
7 ago 2014Obrigada Madalena!
Wilques Erlacher
22 jan 2012Parabéns pelo artigo. bem escrito e directo. gostei!!